Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro vai explicar o reajuste do salário mínimo

Agência Brasil - 17 de novembro de 2003 - 10:06

O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, e sindicalistas discutirão amanhã (18) a política de reajuste do salário mínimo na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A audiência pública, solicitada pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), começa às 14h30, no plenário 12.

O parlamentar informa que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente "As Estatísticas do Século XX", comprovando que ao longo do século passado o Brasil ficou mais rico e mais desigual. Embora reconheça que ocorreram melhorias em indicadores sociais importantes, como saúde, escolarização e perspectiva de vida, o parlamentar afirma que a má distribuição de renda agravou-se. "Uma das razões é a perda de valor do salário mínimo. Segundo estudos, entre 1940 e 2003, o salário mínimo perdeu quase dois terços do seu valor". O deputado calcula que o salário mínimo (instituído em 1940) corresponderia, hoje, a R$ 661.

Participarão da audiência os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho; da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro Neto (PMDB-PE); o representante da Coordenação Nacional da Marcha Mundial de Mulheres, Nalu Faria; e o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça.
Tarcísio Zimmermann explica que convidou a Marcha Mundial das Mulheres para participar dos debates porque esse movimento está organizando uma campanha nacional para que o salário mínimo alcance, em um período de 4 anos, o valor de R$ 730.

As informações são da Agência Câmara

SIGA-NOS NO Google News