Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro garante que não é preciso correr para aposentar

Fabio Pozzebon/ABr - 12 de fevereiro de 2007 - 21:25

Brasília - Trabalhadores prestes a se aposentar não precisam acelerar o processo por temer uma possível reforma previdenciária. Quem alertou foi o ministro da Previdência Social, Nelson Machado.

“Nenhuma reforma previdenciária desrespeita os cidadãos. Não há chance nenhuma de uma proposta ser aprovada em ambiente democrático e não respeitar o direito adquirido”, afirmou o ministro há pouco, durante cerimônia de instalação do Fórum Nacional de Previdência Social, em Brasília. “Não há necessidade de correr para a aposentadoria”.

Machado também afirmou que estão garantidos os benefícios dos trabalhadores que só vão se aposentar futuramente. “Não é possível entrar na máquina do tempo e voltar atrás no planejamento de vida feito de acordo com certa regra previdenciária”.

Outra garantia dada pelo ministro é de que o Fórum não venderá o sistema previdenciário para a iniciativa privada. “Não passa pela nossa cabeça a mais remota hipótese de privatizar a Previdência brasileira”. Machado citou como antiexemplos a Argentina e o Chile, que privatizaram e agora estudam a reestatização.

Está mantido, segundo Machado, o sistema tripartite, em que participam do financiamento o trabalhador, o patrão e o governo, responsável por administrar o benefício.

Machado também afirmou que não há razão para promover mudanças na Previdência no curto prazo, porque sua situação orçamentária e fiscal não fugirá ao controle. “Temos um amplo repertório de medidas de gestão já adotadas e por adotar que permitirão esta trajetória”. Segundo ele, caberá ao Fórum fazer análises e encaminhamentos a longo prazo.

SIGA-NOS NO Google News