Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro falou sobre aftosa em MS

ABr - 12 de outubro de 2005 - 08:39

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, destacou as medidas de emergência adotadas para controlar a febre aftosa após a descoberta de um foco da doença no município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul.

Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão, na noite de ontem (11), ele informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que não faltem recursos para a defesa sanitária. E que também é desejo do presidente a criação de "penalidades para os responsáveis por eventos dessa natureza".

Entre as medidas adotadas, o ministro citou a interdição de Eldorado e dos municípios vizinhos, sacrifício dos animais e envio de comunicado oficial sobre a ocorrência do foco a organismos internacionais. "Foram também implantados postos de fiscalização, limitando o ingresso na propriedade somente aos funcionários que trabalham no caso. A interdição vai se prolongar até que estejam concluídos os testes que vão avaliar a circulação do vírus da aftosa", anunciou.

O ministro destacou ainda a importância da vacinação contra a febre aftosa "no tempo certo" e da vigilância sanitária permanente sobre os rebanhos em todo o país. "Novembro é um mês de vacinação na maioria dos Estados brasileiros. Contamos que todos façam a sua parte", concluiu.

SIGA-NOS NO Google News