Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/04/2010 10:10

Ministro fala em oito sedes na Copa-2014 e depois recua

Midiamax

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou ontem que podem ser excluídas até 4 das 12 cidades-sedes da Copa de 2014 por conta de atrasos nos projetos dos estádios. Assim, o Mundial no Brasil passaria a ter só oito sedes.

Horas mais tarde, no entanto, diante da repercussão das declarações de seu titular, o ministério divulgou nota oficial em que nega haver plano do governo federal para reduzir as sedes. E afirma não ter responsabilidade sobre o assunto.

Mas, durante fórum de empresários na Bahia, Silva Jr. tratou do tema sem ressalvas.

"Possibilidade de exclusão [de sede] sempre existe. Insisto: o plano da Fifa era construir em 8 cidades. Nós é que insistimos para que fossem 12", disse Silva Jr., que afirmou que o ministério não trabalhava com a mudança de cenário agora.

"Não há Plano B do Governo Federal para reduzir o número de cidades-sedes da Copa do Mundo 2014. Estádios é assunto entre as cidades, Estados e a Fifa", disse mais tarde o Ministério do Esporte, em nota.

É a Fifa que tem a prerrogativa de escolher e cortar sedes do Mundial pelas regras dos contratos assinados pelo Brasil.

Para Silva Jr., será importante observar o andamento das obras no dia 3 de maio, prazo máximo da entidade para o início das reformas. Mas ele disse que o caso de cada estádio será analisado em separado.

A primeira data era o início de março, mas foi postergada porque a maioria tinha feito pouca coisa ou nada.

Entre os estádios com problemas, está o Morumbi, com o projeto ainda criticado pela Fifa e sob fogo da CBF.

"Não há plano B em São Paulo. O único plano de São Paulo é o Morumbi como sede dos jogos da Copa. O que tem que ser feito é cumprir os critérios da Fifa. Insisto: em São Paulo não há plano B. É o Morumbi e ponto final. Quem disse isso foi o Estado, a prefeitura", afirmou o ministro, que elogiou São Paulo por ter um projeto privado.

A lista das cidades com problemas para cumprir a data da Fifa inclui Natal, Salvador e o Rio de Janeiro, caso mais grave por ser indicado à final.

A entidade máxima do futebol mundial pediu a revisão do projeto do estádio carioca, cuja licitação teve de ser adiada.

Na primeira data da entidade, operários trabalharam no Maracanã só para serem vistos por jornalistas e foram dispensados logo em seguida.

Em Salvador, a licitação para obras da Fonte Nova enfrenta problemas judiciais e terá que ser refeita. Mas o ministro disse que a cidade já avançou no acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da obra.

Em Natal, há problemas justamente para obter o dinheiro para construir a Arena das Dunas, disse o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que pediu uma revisão do prazo. O ministro prometeu analisar.

No geral, Silva Jr. eximiu-se pelos problemas dos atrasos das obras nos estádios por serem tarefa dos Estados e municípios. Segundo ele, a União fez sua parte ao abrir uma linha de financiamento às arenas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)