Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro fala da posição do Brasil em ranking do Bird

Petterson Rodrigues /ABr - 01 de outubro de 2007 - 16:55

São Paulo - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, considerou hoje (1) um “despropósito” a colocação do Brasil no ranking Doing Busines 2008, do Banco Mundial (Bird), em que entre 178 países ocupa o 122º lugar para se fazer negócios no mundo. Umas das razões para estar nesta posição, segundo o Bird, é a demora média de 152 dias para se abrir uma empresa no país.

“Vamos pedir esclarecimento e retificação destes dados”, disse. De acordo com Miguel Jorge, o Bird usou dados de 2003 e apenas do estado de São Paulo. “Nós recebemos com perplexidade do Banco Mundial que ainda se demora 152 dias para abrir uma empresa no Brasil. Hoje a média do país [para abertura de empresa] é de 20 dias”. O ministro informou ainda que o pedido ao banco deve ser feito ainda esta semana.

O ministro participou da primeira reunião da Câmara do Setor de Construção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção de São Paulo (Sincomaco) e da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anmaco), Cláudio Elias Conz, pediu para que o ministério interceda junto ao governo para a liberação de financiamento pelo microcrédito para materiais de construção. O ministro disse desconhecer essa limitação do microcrédito.

“Pelas propostas [apresentadas] vou levar para o presidente do Banco Central. A questão do financiamento de material de construção pelo microcrédito eu não sabia”, disse.


SIGA-NOS NO Google News