Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro estuda criação de fundo emergencial sanitário

Campo Grande News - 13 de outubro de 2005 - 15:03

A criação de um fundo nacional para atender emergências sanitárias, como o foco de febre aftosa recentemente detectado em Eldorado, está em análise por parte do governo federal, segundo informou ontem o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que esteve ontem na cidade sul-mato-grossense para verificar in loco o combate ao problema. O assunto será tema da reunião de hoje, em Brasília, com secretários de Estado e o governador Zeca do PT. Segundo o ministro, em entrevista a jornal Folha de S. Paulo, o fundo seria uma maneira de ressarcir produtores dos prejuízos causados por acidentes sanitários como o de Eldorado.

De acordo com Rodrigues, a proposta do fundo é criar um sistema que envolva todos os participantes da cadeia produtiva – do pecuarista ao distribuidor. O dispositivo seria criado com base nos fundos que já existem nos Estados, mas que atendem somente os produtores rurais.

O presidente do Fesa (Fundo Emergencial de Sanidade Animal) de Mato Grosso do Sul, Léo Brito – que também dirige a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) – considerou a medida proposta por Rodrigues “excelente”. “Porém, é preciso definir com cuidado como cada um será contemplado. Os valores precisam ser proporcionais ao rebanho do Estado. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, precisamos considerar 24,4 milhões de cabeças de gado”, considerou.

O foco de aftosa foi anunciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na última segunda-feira e, desde lá, um efeito cascata se deu nas negociações de carne do Brasil com o mercado externo: pelo menos 33 países decidiram restringir a compra do produto. O registro do caso de Eldorado foi o primeiro em Mato Grosso do Sul desde 1999, segundo informações do jornal.

SIGA-NOS NO Google News