Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro está em Mato Grosso do Sul

Fernanda Mathias e Marina Miranda - 12 de outubro de 2005 - 11:11

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse esta manhã, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande, que os recursos para combate sanidade a Mato Grosso do Sul, onde foi confirmado foco de febre aftosa no último sábado, saem “dentro dos próximos dias”. Serão R$ 3,5 milhões e outros recursos adicionais vão ser definidos em reunião que acontece esta manhã na prefeitura de Eldorado, a 435 quilômetros de Campo Grande, onde foi constatado foco da doença, na fazenda Vezozzo.
Rodrigues admitiu que a responsabilidade pelo foco deve ser compartilhada pelos governos federal, que não remeteu recursos para sanidade este ano e estadual, responsável por executar as ações, além do proprietário da área afetada.
Questionado sobre a possibilidade de se tratar de bioterrorismo, Rodrigues disse que se trata de uma fatalidade, porque mesmo áreas consideradas livres de doenças são atingidas, citando exemplo da Europa, cujo grau de rigor é elevado e onde foi constatada a EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), o chamado “mal da vaca louca”. Porém, o ministro disse que “somente uma análise técnica vai definir o que aconteceu”.
Rodrigues tem duas agendas prioritárias relacionadas ao assunto. A primeira delas e a verificação in loco das ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado e acompanhar os sanitários para contenção do foco, além de da discussão técnicas de ações conjuntas que podem ser desenvolvidas não só com o governo federal mas com estados vizinhos, que também sofre com embargo à carne já declarado por 32 países. Ontem Rodrigues remeteu à União Européia, onde estão 25 desses países, carta elencando trabalhos e hoje pretende ouvir os produtores da região de Eldorado. O ministro diz que o baque nas exportações era a conseqüência esperada para curto prazo, mas espera que os esclarecimentos sobre as medidas adotadas revertam a situação.

SIGA-NOS NO Google News