Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/06/2007 19:46

Ministro espera rádio digital no Brasil a partir de 2008

Yara Aquino/ABr

Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje (20) que o padrão para a transmissão de rádio digital no país deve ser definido até setembro e que, ainda em 2008, a nova tecnologia já estará no ar no país.

“Temos como objetivo até setembro decidir o padrão e informar as indústrias sobre as especificações técnicas do rádio digital para que em 2008 estejamos transmitindo digitalmente e comercialmente no rádio em todo o país”, disse, logo após reunião do Conselho de Rádio Digital. “Até lá teríamos condição de fazer os últimos testes com os dois sistemas que estão sendo colocados ,que é o sistema americano e o europeu.”

O setor empresarial de radiodifusão já manifestou publicamente a preferência pelo sistema norte-americano, o Iboc (In Band – On Chanel), que vem sendo testado no país. Essa escolha é vista com reserva pelos que defendem a digitalização como uma oportunidade de democratizar a radiodifusão no país, incluindo um número maior de rádios no espectro. Hélio Costa afirmou que essa não é a posição do governo. “Há uma tendência, não é do ministério, não é do governo, há uma tendência entre radiodifusores que leva ao sistema Iboc.”

Hélio Costa não descartou a adoção de mais de um padrão, já que o americano não faz transmissões em ondas curtas (OC). O europeu, por sua vez, não contempla a FM. “A proposta do rádio digital no Brasil vem com a exigência de que seja atendido o rádio AM, FM e OC. O sistema Iboc já tem testes sendo conduzidos no Brasil atendendo AM e FM e estamos iniciando entendimentos para que seja conduzido teste de OC com o sistema europeu, que é o único que tem OC”. Ele citou como exemplo o que hoje ocorre com a TV. “A TV a cabo no Brasil é atendida pelo sistema europeu, e o sistema aberto é o sistema japonês.”

Para financiar a migração das rádios para o digital, o ministro informou que a intenção é seguir o modelo adotado para o caso da TV. “Temos a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social junto com o banco de desenvolvimento do Japão e agora queremos que esse mesmo procedimento seja cumprido também para o rádio digital.”

Representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foram convidados para a próxima reunião do Conselho de Rádio Digital, que deve ocorrer dentro de duas semanas. A articulação com a indústria automobilística deve-se ao fato de que existe a intenção de incluir rádios digitais nos carros a serem vendidos a partir de 2008.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)