Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2007 19:46

Ministro espera rádio digital no Brasil a partir de 2008

Yara Aquino/ABr

Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje (20) que o padrão para a transmissão de rádio digital no país deve ser definido até setembro e que, ainda em 2008, a nova tecnologia já estará no ar no país.

“Temos como objetivo até setembro decidir o padrão e informar as indústrias sobre as especificações técnicas do rádio digital para que em 2008 estejamos transmitindo digitalmente e comercialmente no rádio em todo o país”, disse, logo após reunião do Conselho de Rádio Digital. “Até lá teríamos condição de fazer os últimos testes com os dois sistemas que estão sendo colocados ,que é o sistema americano e o europeu.”

O setor empresarial de radiodifusão já manifestou publicamente a preferência pelo sistema norte-americano, o Iboc (In Band – On Chanel), que vem sendo testado no país. Essa escolha é vista com reserva pelos que defendem a digitalização como uma oportunidade de democratizar a radiodifusão no país, incluindo um número maior de rádios no espectro. Hélio Costa afirmou que essa não é a posição do governo. “Há uma tendência, não é do ministério, não é do governo, há uma tendência entre radiodifusores que leva ao sistema Iboc.”

Hélio Costa não descartou a adoção de mais de um padrão, já que o americano não faz transmissões em ondas curtas (OC). O europeu, por sua vez, não contempla a FM. “A proposta do rádio digital no Brasil vem com a exigência de que seja atendido o rádio AM, FM e OC. O sistema Iboc já tem testes sendo conduzidos no Brasil atendendo AM e FM e estamos iniciando entendimentos para que seja conduzido teste de OC com o sistema europeu, que é o único que tem OC”. Ele citou como exemplo o que hoje ocorre com a TV. “A TV a cabo no Brasil é atendida pelo sistema europeu, e o sistema aberto é o sistema japonês.”

Para financiar a migração das rádios para o digital, o ministro informou que a intenção é seguir o modelo adotado para o caso da TV. “Temos a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social junto com o banco de desenvolvimento do Japão e agora queremos que esse mesmo procedimento seja cumprido também para o rádio digital.”

Representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foram convidados para a próxima reunião do Conselho de Rádio Digital, que deve ocorrer dentro de duas semanas. A articulação com a indústria automobilística deve-se ao fato de que existe a intenção de incluir rádios digitais nos carros a serem vendidos a partir de 2008.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)