Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro diz que ação da Irlanda foi clandestina

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 19 de outubro de 2007 - 10:08

O ministro da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, disse que são clandestinas as ações da Irlanda, que registrou imagens e denunciou irregularidades em rebanhos do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita a vários jornais de abrangência nacional. Uma equipe de repórteres irlandeses esteve no Brasil, entrou em Mato Grosso do Sul pelo Paraná e registrou imagens denunciando problemas na pecuária. Com base nisso a Irlanda pressiona o parlamento europeu para que o Brasil seja excluído da relação de fornecedores de carne bovina.

Stephanes criticou os meios da Irlanda para proteger seu negócio. “Eles podem defender a posição deles, só não estão sendo honestos quando tentam mostrar relatórios clandestinos que só por isso nem podiam ser considerados (...) eu tenho seríssimas dúvidas se aquelas fotos são do Brasil, até porque ninguém entra numa fazenda brasileira ou numa planta frigorífica sem autorização e todos os cuidados necessários", disse em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Segundo a matéria, a Alemanha é uma defensora do Brasil na questão. Um dos principais compradores da carne brasileira na Europa, a Alemanha defende que a campanha dos irlandeses contra a carne brasileira não é uma campanha da União Européia.

Investigação in loco – No dia 4 de novembro uma missão da Europa virá a Mato Grosso do Sul e deve inspecionar rebanhos. Desde outubro de 2005 o Estado não exporta para a Europa por conta de focos de febre aftosa e tenta reaver o status de área livre da doença com vacinação.

SIGA-NOS NO Google News