Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro descarta otimismo com o novo ano agrícola

Rede Rural - 15 de outubro de 2004 - 06:48

O panorama da próxima safra, desenhado pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, não chega a ser estimulante. Com base em levantamento preliminar feito pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ele está convencido que a área plantada de grãos na safra que está sendo iniciada não deverá crescer no País.

Pior. o nível de tecnologia aplicada na agricultura também será menor. Uma situação que coloca a salvação da lavoura nas mãos de São Pedro. O próprio ministro reconhece que “vamos ter de depender do clima, que pode suprir essa diferença tecnológica".

Nem o mercado parece favorável. Rodrigues alertou que o agricultor brasileiro terá um cenário de sacrifícios nas próximas duas safras. De um lado, pelo aumento "espetacular" dos custos de produção nos últimos 12 meses, aliado a uma supersafra de grãos nos Estados Unidos e até mesmo na Europa.

"Houve um crescimento de 20% nos custos de produção, na média dos últimos 12 meses, enquanto os preços recebidos pelos produtores desabaram, o que significa um sacrifício da renda para o próximo ano", observou o ministro.

SIGA-NOS NO Google News