Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro defende uso do biodiesel em seminário

Agência Brasil - 28 de novembro de 2004 - 16:41

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, participa em Salgueiro, a 520 quilômetros de Recife, nesta segunda-feira (29), de seminário sobre o semi-árido do estado. Ele fará a abertura do evento falando sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel.

Campos vai defender o uso do novo produto no mercado brasileiro de combustíveis e expor a intenção do governo federal de autorizar a produção do biodiesel até o final deste ano. Segundo o ministro, o governo está garantindo que o combustível, adicionado ao diesel no percentual de 2%, não afetará os motores dos veículos. Também poderá ser empregado na geração de energia elétrica em comunidades isoladas, promovendo a inclusão social - uma das prioridades do programa.

A entrada desse combustível no mercado nacional vai reduzir a importação do diesel, que hoje chega a 15%. "A criação de empregos no meio rural, por meio da agricultura familiar, e o desenvolvimento da indústria nacional de pesquisa e equipamentos também serão realidades com a regulamentação do produto", ressaltou o ministro.

O marco regulatório autorizando o uso do produto deve ficar pronto até o dia 15 de dezembro, com as devidas resoluções da Agência Nacional de Petróleo (ANP), estabelecendo os requisitos técnicos e parâmetros de controle de qualidade do novo combustível. Também serão editados os instrumentos legais para definição dos tributos, elaborados pelo Ministério da Fazenda.

O biodiesel pode ser obtido a partir de óleos vegetais extraídos da mamona, dendê, milho, caroço de algodão e soja, como também de gorduras de origem animal e de óleos usados em frituras. Uma das maiores vantagens do biodiesel é que ele puro diminui as emissões de monóxido de carbono em 48%; as de óxido de enxofre em 100% e as de fumaça preta em 47%.

Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia.

SIGA-NOS NO Google News