Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Saúde reforça compromisso de frear o consumo do cigarro

Agência do Rádio - 28 de agosto de 2011 - 10:25

Às vésperas do Dia Nacional do Combate ao Fumo, que acontece na próxima segunda-feira, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo quer apertar ainda mais o cerco ao consumo de cigarro. Durante o programa de rádio \"Bom dia Ministro\", Alexandre Padilha ressaltou a importância do decreto presidencial que regulamenta um novo sistema de tributação do produto. A medida prevê aumento na carga tributária do cigarro, além da fixar preço mínimo de venda do produto no varejo. Para o Ministro Alexandre Padilha, ações como essa podem ajudar a reduzir o número de fumantes e evitar que jovens experimentem pela primeira vez o fumo.

\"Nós acreditamos que subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós achamos que pode, inclusive, ser um alvo importante para os jovens que passam a fumar. Nós estamos atacando as duas questões: de um lado, subindo os impostos, do outro, estabelecendo o preço mínimo. Nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem.\"

Segundo a Secretaria da Receita Federal, a média de aumento do imposto será de 40% a partir de 1º de dezembro de 2011. Caso o fabricante repasse o aumento do imposto ao consumidor, os cigarros poderão ficar 20% mais caros já em dezembro deste ano.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News