Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Saúde divulga plano de prevenção da gripe

Priscilla Mazenotti / ABr - 07 de abril de 2006 - 15:21

O ministro da Saúde, José Agenor da Silva, divulgou hoje (7) o Plano de Prevenção da Gripe Aviária para o País. A Instrução Normativa 17 prevê um trabalho integrado entre vários ministérios e a iniciativa privada para evitar a chegada do vírus H5N1 ao Brasil.

A proposta pretende fortalecer a vigilância epidemiológica no Brasil; prover insumos e estratégias, como vacinas e anti-virais; prevenir necessidades na área assistencial, como leitos hospitalares, Unidades de Tratamento Intensivo e medicamentos; e elaborar normas técnicas para enfrentamento da influenza.

"O Brasil já está preparado para enfrentar alguns casos que porventura venha a ter. Um plano de logística está sendo finalizado para que possamos verificar qual tipo de apoio necessário caso a gente seja surpreendido com algum caso em alguma região do país", destacou o ministro da Saúde.

Ele lembrou que, hoje, em todo o mundo, foram confirmados 192 casos de gripe aviária, com 109 mortes. O ministro disse que já foram repassados ao Instituto Butantã (SP) R$ 30 milhões para a produção nacional de vacinas e a aquisição de estoque estratégico de nove milhões de tratamentos anti-virais. "A entrega já foi iniciada", disse o ministro.

De acordo com o ministro, o Plano prevê, ainda, a capacitação de profissionais de saúde e a distribuição de 500 mil CDs com informações sobre a doença para médicos e enfermeiros. "Trezentos mil CDs já devem começar a ser distribuídos na próxima semana", disse.

SIGA-NOS NO Google News