Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Saúde aponta risco de epidemia de dengue

Alana Gandra / ABr - 15 de novembro de 2005 - 13:32

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou hoje (15), no município fluminense de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, que o Rio de Janeiro corre o risco de ter uma epidemia de dengue no próximo verão, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e pediu o auxílio da população para evitar que o problema volte a ocorrer no estado.

Se a população não se juntar, analisou o ministro, "nós podemos viver aquela situação de 2002, quando tivemos quase 1 milhão de casos de dengue em todo o Brasil". Saraiva Felipe chamou a atenção para a realização, no dia 19, do Dia D Contra a Dengue. "Quero todo mundo em casa, virando garrafa d’água, tampando caixas d’água, verificando suportes de vasos de planta. Tudo aquilo que é água parada e água limpa é local de criatório do mosquito da dengue", declarou. O ministro informou que 80% dos focos desse mosquito estão dentro ou em volta dos domicílios.

"A saúde pública brasileira depende dessa mobilização", disse Saraiva Felipe. "Não podemos deixar água limpa e parada, não importa a quantidade, porque serve de local ideal para a reprodução do Aedes aegipty, que é o vetor da dengue".

Amanhã (16), o ministro da Saúde participa do Seminário Internacional sobre Gripe, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. À tarde, ele tem entrevista coletiva marcada sobre a preparação do Brasil para uma possível pandemia de gripe.

SIGA-NOS NO Google News