Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Defesa diz que atrito foi superado

Vladimir Platonow /ABr - 09 de setembro de 2007 - 08:46

Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem (8) que o atrito recente com militares, que criticaram o lançamento de um livro pelo governo sobre as vítimas da ditadura militar, foi ultrapassado. Ele participou de uma parada naval em homenagem aos 200 anos de nascimento do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, na capital fluminense.

“O assunto está absolutamente superado”, comentou. “Não há mais nenhum problema. Os militares compreenderam claramente que esse é o processo democrático. O governo federal, ao ter lançado o livro, determinou o início do encerramento de um processo histórico brasileiro. Não se pode pretender ocultar a memória. Não há nada mais teimoso que o fato. E não se ocultam fatos.”

Os comandantes das Forças Armadas não compareceram ao lançamento do livro Direito à Memória e à Verdade, no Palácio do Planalto, em 29 de agosto. A publicação atualiza as versões oficiais sobre mortes e desaparecimentos de 479 pessoas durante a ditadura (1964-1985). Três dias depois, após reunião com Jobim, o Exército divulgou nota oficial sobre o assunto, destacando que “fatos históricos têm diferentes interpretações, dependendo da ótica de seus protagonistas”.

Hoje, no evento no Rio, o vice-presidente da República, José Alencar, afirmou não ver qualquer insatisfação entre os militares, nem atrito entre Jobim e alguns chefes das Forças Armadas.

“Eu não vejo [disputa], porque está aqui presente o comandante do Exército, general Enzo [Peri], o comandante da Marinha [almirante Júlio Soares de Moura Neto], e só não esteve presente o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, por outras razões. O que há é um total entendimento e respeito a tudo aquilo que está sendo realizado pelo ministro, que assume em momento difícil, mas em condições de fazer um trabalho excepcional.”

Alencar completou: “As Forças Armadas primam pela disciplina, pelo respeito, pelo comportamento. É uma escola que, além da instrução militar, confere também a todos que passam por ela uma educação comportamental admirável”.


SIGA-NOS NO Google News