Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Cultura lamenta morte de Rogério Sganzerla

Agência Brasil - 09 de janeiro de 2004 - 16:04

Em nota divulgada há pouco, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, diz que a obra do cineasta Rogério Sganzerla, que morreu hoje em São Paulo, é exemplo para as futuras gerações e para o cinema brasileiro. "A ousadia estética, o pulsar permanente de realidades brasileiras, além do olhar revelador de suas lentes, fizeram de Rogério Sganzerla um dos maiores cineastas do nosso tempo", afirma o ministro.

Na nota, Gil lembra que o Ministério da Cultura esteve ligado à obra do cineasta em 2003. E cita a condecoração de Sganzerla com a Ordem do Mérito Cultural, em dezembro, e a homenagem no Dia Nacional da Cultura e do Cinema Brasileiro, em 5 de novembro, com a exibição do seu primeiro longa-metragem "O Bandido da Luz Vermelha", considerado um clássico nacional e um dos mais premiados filmes brasileiros.

Rogério Sganzerla morreu hoje cedo, em São Paulo, onde morava, vítima de câncer no cérebro. Há meses, o cineasta lutava contra a doença e chegou a se operar no final de 2003. Sganzerla recebeu o prêmio de melhor diretor no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro, pelo filme “O Signo do Caos”.


SIGA-NOS NO Google News