Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

05/01/2005 15:41

Ministro conclama novos prefeitos a combaterem aftosa

Acrissul

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, enviou hoje (05/01) correspondência aos recém-empossados prefeitos e prefeitas dos mais de cinco mil municípios brasileiros convocando-os a aderir à campanha nacional Brasil Livre de Aftosa, que pretende erradicar a doença em todo o país. No documento, além de desejar pleno êxito aos novos administradores municipais, ele conclama-os “a se engajar na guerra contra a aftosa, doença que ameaça não só a pecuária nacional como a própria produção brasileira de grãos”.

Lançada por Rodrigues no segundo semestre de 2004, no Rio Grande do Norte, a campanha é um conjunto de ações de mobilização social voltado à conscientização de pecuaristas, lideranças comunitárias, professores, alunos de 1º Grau, universitários, empresários, sindicatos, igrejas e população em geral sobre a importância da educação sanitária para o desenvolvimento sócio-econômico do país.

“Investir na melhoria do padrão de saúde da pecuária brasileira é uma garantia de aumento de renda para os criadores e populações localizadas nas regiões produtoras, além de assegurar mais divisas ao país”, destaca Rodrigues. “Significa, sobretudo, um ato concreto de defesa do consumidor, que passa a dispor de um produto de melhor qualidade.”



Incentivo – A campanha Brasil Livre de Aftosa é fundamental para eliminar de vez a doença no país, ressalta Rodrigues. Segundo ele, o Brasil deve estar livre da aftosa até 2006. Para o ministro, a ajuda dos prefeitos é essencial para assegurar o cumprimento dessa meta. “Para isso, contamos com o seu incentivo aos criadores desse município para que vacinem seus rebanhos, por menores que sejam.”

Dono do maior rebanho bovino comercial do mundo, com cerca de 193 milhões de cabeças, o Brasil lidera o mercado internacional do setor, em termos de volumes embarcados. A pecuária gera cerca de oito milhões de empregos, diretos e indiretos, que vão desde o pequeno produtor do menor município brasileiro aos médios e grandes pecuaristas, passando pelas redes de distribuição, comercialização e industrialização.

Atualmente, 85% do rebanho brasileiro está em áreas livres de aftosa, como os Circuitos Pecuários Sul, Centro-Oeste e Leste. Apenas o Norte e o Nordeste ainda convivem com a doença. Por isso, a campanha Brasil Livre de Aftosa foca suas ações, nessa fase inicial, nos estados das duas regiões.

No final de novembro e início de dezembro de 2004, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou um projeto-piloto no Pará. Por nove dias, especialistas em educação sanitária percorreram os municípios de Santarém, Monte Alegre e Oriximiná, a bordo do barco-escola Boto Tucuxí, para transmitir noções de sanidade animal, voltados principalmente ao combate da aftosa.



Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)