Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro comemora redução na demanda de energia

Nielmar de Oliveira/ABr - 18 de fevereiro de 2006 - 12:31

"Está confirmado que o horário de verão traz benefícios para o sistema", afirmou o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que participou de reunião de trabalho do Comitê Multilateral Brasil-Argentina-Venezuela para a Integração Gasífera Sul-Americana.

O levantamento preliminar divulgado pelo ministério apontou que redução média na demanda de energia elétrica, no horário de pico de consumo, chegou a 2.225 megawatts, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes e a uma economia de US$ 1,1 bilhão em novos empreendimentos.

"O resultado foi considerado muito bom, a meta foi plenamente atingida. Quando se desloca a ponta de consumo e, desta forma, evita-se a sobrecarga dos equipamentos que eventualmente poderiam estar desligados, também cai o risco de um blecaute nas grandes capitais", destacou o ministro. Ele acrescentou: "Ganha todo o Brasil, inclusive os estados que não estão diretamente relacionados com o horário de verão, porque com o sistema interligado há reposição de
energia nos horários de ponta".

Do total de demanda reduzida, 1.665 megawatts (4,6%) correspondem à economia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e 560 megawatts (5,6%), à da região Sul, acrescentou Rondeau.

SIGA-NOS NO Google News