Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministra fala sobre avanços conquistados pelas mulheres

TST - 09 de março de 2004 - 09:35

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi, participou da edição especial do Jornal da Justiça, veiculado pela TV Justiça nesta segunda-feira (08), no qual fez um relato sobre as conquistas das mulheres no campo trabalhista. A ministra reconheceu que a situação de igualdade formal entre homens e mulheres que trabalham, reconhecida no mundo jurídico, não está garantida na dinâmica do mercado de trabalho.

“Segundo a legislação, as mulheres são iguais aos homens mas, no plano da vida, na realidade, nós ainda temos situações de discriminação, infelizmente. Neste dia, quero dizer às mulheres brasileiras que a Justiça do Trabalho está atenta para que essa igualdade seja absoluta, seja real”, afirmou a ministra. Maria Cristina Peduzzi é a segunda mulher a chegar ao Tribunal Superior do Trabalho. A primeira foi Cnéa Cimini Moreira. O TST foi o primeiro entre os tribunais superiores a ter uma mulher em seu corpo de ministros.

A ministra Peduzzi lembrou o avanço em relação à proteção aos direitos trabalhistas das mulheres. “Antigamente, a lei protegia a mulher contra o trabalho extraordinário, insalubre, perigoso, noturno. Hoje ela está absolutamente igualada ao homem, sendo que o foco da proteção é com relação à maternidade, a sua condição física e, mais modernamente, com a tipificação do assédio sexual como crime”, enfatizou a ministra do TST.

SIGA-NOS NO Google News