Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministra diz que desmatamento cresce menos

Agência Câmara - 26 de maio de 2004 - 14:38

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou redução no crescimento do desmatamento na Amazônia. Enquanto no período de 2001 a 2002 esse índice foi de 28%, entre 2002 e 2003 o aumento da devastação foi de apenas 2%. A ministra participa de uma audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, no plenário 11.
Marina Silva reconhece que o desmatamento cresce de ano a ano, mas ressalta que o Governo Lula reduziu esse crescimento com ações estruturais envolvendo a participação dos governos estaduais e municipais, de organizações não-governamentais que já atuam na região, além da integração entre os ministérios na execução dessas ações. Segundo a ministra, isso ocorre em um "cenário de governança social, ambiental e econômica".

Desmatamento em tempo real
Outra ação que também já começa a ser desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é a inclusão, em tempo real, das informações sobre o desmatamento na Internet. A ministra acredita que essa medida criará um "constrangimento ético" para aqueles que devastam a região.

Área devastada
O índice de desmatamento de toda a região Amazônica é de 16,32%, o que representa mais de 652 mil km quadrados. Marina Silva disse que se anuncia "um novo tempo" para a Amazônia, que deverá compatibilizar o desenvolvimento social com o ambiental e econômico.

Reportagem - Márcia Brandão
Edição - Natalia Doederlein


SIGA-NOS NO Google News