Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

05/06/2008 15:31

Ministra da Casa Civil volta à berlinda

A oposição começa, hoje, na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, novas tentativas para incomodar a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) deve apresentar requerimento de convocação da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu. O motivo da nova ofensiva é a suposta interferência do governo na venda da Varig e da VarigLog.

Em entrevista publicada na edição de ontem do jornal O Estado de S. Paulo, a ex-diretora da Anac disse que a ministra interferiu no processo de venda em favor do fundo norte-americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros. A estratégia oposicionista é ouvir as explicações de Denise sobre o caso para depois fechar o cerco contra a Dilma e a secretaria-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, também citada na reportagem.

A ministra teria, segundo Denise, desencorajado a cobranças de documentos que comprovassem a capacidade financeira dos três sócios (Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel) para adquirir a empresa, já que a lei proíbe estrangeiros de possuir mais de 20% do capital das companhias aéreas. Também deverão ser convocados os demais envolvidos no caso: o advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o empresário Marco Antônio Audi, sócio da VarigLog.

– É um escândalo que envolve diretamente a senhora Dilma Rousseff, sua assessora e braço direito, Erenice Guerra, chegando supostamente à prática de suborno, à configuração de empresas fantasmas, à troca de um procurador-geral da Fazenda Nacional e à utilização de um compadre do presidente da República, que é advogado – disse o senador. – Tudo teria sido feito para montar um esquema fraudulento para comprar uma parte boa da Varig, deixando a parte podre para ser ressarcida em esquema bilionário de indenizações que a União deveria fazer.

Medidas judiciais

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), acionou ontem o departamento jurídico do partido para que analise medidas judiciais para a apuração completa da venda da companhia aérea ao fundo americano.

– As declarações feitas por Denise Abreu são gravíssimas – afirmou. – Vamos atrás de todos os detalhes desta história.

Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), as ações da oposição são, mais uma vez, políticas.

– Isso é uma questão política e nós vamos responder com um ato político – advertiu o governista, sem explicar quais medidas serão adotadas para a blindagem da ministra.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), evitou polemizar o assunto e ponderou que o Congresso não pode viver de denúncias.

– Temos que trabalhar – argumentou. – Não podemos viver atrás de factóides que não nos levam a lugar algum. Se houver provas, podemos avaliar quais as melhores providencias a serem tomadas.



JB Online

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)