Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministra anuncia o horário de verão que começa amanhã

Lupi Martins/ABr - 18 de outubro de 2003 - 03:47

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, anunciou que o horário de verão começará neste domingo e terá a duração de 119 dias, com o término em 14 de fevereiro de 2004. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso, serão abrangidas pelo novo horário. Norte e Nordeste estão fora. Estima-se que a economia no período seja a de 2.250 MW, ou 0,5%. Somente o volume economizada na região Sul, no período, seria suficiente para abastecer a cidade de Porto Alegre nos meses do horário.

Segundo a ministra, "o objetivo fundamental é poupar energia nos horários de pico, entre as 18h e 21h, sendo uma medida necessária para melhorar a a segurança do sistema elétrico, eliminar riscos de sobrecarga, além de reduzir a geração das termelétricas (em particular nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais,Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).

A ministra informou que Bahia, Tocantins e Mato Grosso não serão atingidos pelo horário de verão, porque a medida não resultaria em ganhos de confiabilidade para operação do sistema elétrico em condições normais de emergência.

SIGA-NOS NO Google News