Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério tem um programa para quem quer parar de fumar

Andréia Araujo/ABr - 25 de outubro de 2003 - 08:22

Para quem quer parar de fumar e não sabe como, o Ministério da Saúde tem um programa que pode ajudar. O serviço Disque Pare de Fumar, no número 0800 703 70 33, que funciona desde o ano passado, já ajudou a cerca de 247 mil pessoas a largar o cigarro. O serviço está sendo acionado na nova ofensiva que o Ministério do Trabalho desencadeou esta semana contra o tabagismo.

Nessa sexta (24) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou uma resolução que obriga os fabricantes a ampliar a letra do Disque Pare de Fumar, que deve estar junto com as novas imagens de advertência que deverão ser impressas nas embalagens de cigarro.

Desde que esse número foi publicado nos maços de cigarro, a procura pelo disque aumentou em cerca de 300%. Isso, segundo a chefe de Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Tânia Cavalcanti, significa que as pessoas têm grande interesse em obter informações sobre como parar de fumar.

Quem busca o serviço, primeiro tem que responder a um questionário com algumas perguntas que identificam o seu grau de dependência. Dependendo do caso, o fumante é encaminhado para um Centro de Atendimento Especializado. Lá, o paciente encontra apoio psicológico e é medicado. “O Brasil é pioneiro no atendimento gratuito a pacientes dependentes de tabaco”, salienta Tânia.

Hoje, no Brasil, existem 40 Centros Especializados em tratamento da dependência do tabaco, localizados nos Estado do Rio, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo. Tânia informou que já foram capacitados profissionais de mais de 200 municipios. A meta do Ministério da Saúde é que, até o fim do ano, existam cerca de 124 Centros. Neles, o paciente pode obter ajuda psicológica e tratamento à base de medicamentos que diminuem a síndrome da abstinência.

De acordo com Tânia, o maior problema na implantação dos Centros é a falta de cooperação das secretarias municipais de Saúde. Segundo ela, o Ministério fornece a verba e o treinamento dos profissionais. As secretarias ficam encarregadas apenas de conseguir a estrutura física.

Estimativas do Ministério da Saúde mostram que o cigarro mata por ano no Brasil cerca de 200 mil pessoas. Em todo mundo, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 5 milhões de pessoas sejam vítimas de doenças causadas pelo hábito de fumar.


SIGA-NOS NO Google News