Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério revoga liberação para gado e carne paraguaia

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 14 de julho de 2005 - 13:00

Após pressão de pecuaristas, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou esta manhã a revogação da portaria que liberou a entrada de gado e carne com osso do Paraguai em Mato Grosso do Sul. A informação, divulgada pelo governo, foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Mapa, Márcio Portocarrero.

“O ministro tomou conhecimento do impacto que a portaria causou, chamou os responsáveis e anunciou que irá revogar a medida”, disse Portocarrero. O ministro reconheceu que a medida, antes de ser baixada, deveria ser submetida à Câmara Setorial da Carne. “Toda medida que causa impacto econômico ou tecnológico deve ser submetida às câmaras setoriais”, disse Márcio Portocarrero.

Portocarrero reconhece que o Brasil pode ser obrigado a abrir espaço no mercado interno para a carne paraguaia, caso assim decida a OMC (Organização Mundial do Comércio), à qual o Paraguai já informou que pretende recorrer, uma vez que tem desde maio reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE (Organização Internacional de Epizootias). Enquanto isso não acontece, o ministro Roberto Rodrigues decidiu revogar a portaria e submeter o problema à Câmara Setorial da Carne.

Os produtores consideram concorrência desleal a com o Paraguai uma vez que naquele País os custos de produção são 50% menores, segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Além disso, enfrentarão a concorrência do Mato Grosso, maior rebanho bovino do País, onde a alíquota de ICMS para saída de gado caiu de 12% para 3%. No Estado a redução foi de apenas R$ 1,10 na pauta do boi gordo, incluindo impostos, o que significa cerca de R$ 0,132 por arroba comercializada.

SIGA-NOS NO Google News