Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério promove concurso de redação para detentos

Alessandro Perin - Campo Grande News - 10 de abril de 2007 - 14:41

Com o tema "Escrevendo a Liberdade", será promovido o primeiro concurso de redação exclusivamente para detentos que cumprem penas nas unidades carcerárias do país. A iniciativa é do Ministério da Justiça, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Atualmente, existem 401 mil pessoas presas, sendo que 70% delas não praticam atividades laborais e também não estudam.

Serão escolhidas as melhores redações sobre o tema. O objetivo do concurso e ressocializar os presos por meio de iniciativas educacionais, além de criar um canal de expressão dos detentos com o mundo externo. A mesa julgadora será composta por professores, representantes de diversos segmentos da sociedade, jornalistas, médicos, entre eles Caco Barcellos e Drauzio Varella.

Inscrição –

Para se inscrever os interessados devem criar um texto, seja ele em forma de poesia, prosa, letra de música ou texto livre, com no máximo cinco laudas, escrito a mão e com letra legível. Os trabalhos devem ser encaminhados ao Depen até o dia 31 de maio de 2007.

Passado o prazo, a organização do concurso não aceitará mais o envio de trabalhos. Serão selecionados os 30 melhores trabalhos. Cada um receberá o valor de R$ 500 e um kit de livros. Os textos ainda serão reunidos em um volume da Coleção Literatura para Todos, do Ministério da Educação.

Os estabelecimentos penais que abrigarem os 30 detentos premiados também receberão kit de livros. Os resultados serão divulgados no mês de agosto. A premiação dos vencedores está prevista para a primeira quinzena de outubro.

SIGA-NOS NO Google News