Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério manda MS abater mais 20 mil bovinos

Fernanda Mathias e Nadyenka Castro/Campo Grande News - 24 de abril de 2007 - 13:55

O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária determinou que mais 20 mil animais sejam abatidos em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde a última investigação sorológica apontou indícios de circulação do vírus de febre aftosa.

Hoje o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) seguiu para Brasília onde de tarde terá audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. “Querem que a gente abata mais. Não faço mais abates sem ter dinheiro na mão”, disse, pouco antes de embarcar, referindo-se aos recursos para indenização.

O governo do Estado pleiteou R$ 80 milhões para indenizações e ações sanitárias, mas somente R$ 20 milhões foram destinados à SFA (Superintendência Federal de Agricultura). O superintendente, Orlando Baez, afirma que como no abate sanitário a carne é aproveitada, cerca de 50% do valor devido ao produtos são pagos pela própria indústria. Como há muito animal magro e bezerros o governo acaba complementando a outra metade. Já foram abatidos na região 24,8 mil bovinos.

Baez afirma que nova sorologia só será feita após a conclusão dos abates. Inicialmente se falava que o número de animais abatidos poderia chegar a 60 mil. Desde outubro de 2005 o Estado amarga sérios prejuízos devido aos efeitos da ocorrência de febre aftosa nos três municípios. A carne bovina, que chefiava ao lado da soja as exportações do Estado, passou a ser coadjuvante na balança .

SIGA-NOS NO Google News