Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério lança Caderneta da Criança

ACS - MEC - 02 de dezembro de 2004 - 14:12

O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, além da avaliação constante do estado vacinal são ações prioritárias para garantir a saúde integral da criança e a redução da mortalidade infantil.

Visando a promover a vigilância à saúde da criança, entendida como postura ativa que deve ser assumida para a prevenção e para a minimização dos danos é que o Ministério da Saúde revisou o Cartão da Criança, transformando-o em uma Caderneta da Criança a ser adotada para todas as crianças brasileiras que se beneficiam do Sistema Único de Saúde (SUS) ou que tenham planos privados de saúde.

A Caderneta da Criança traz dados ampliados sobre as condições de saúde do recém-nascido, sobre a gravidez, o parto e o puerpério, orientações importantes sobre uma alimentação saudável, curvas de crescimento como o perímetro cefálico, peso X idade e mais espaços para anotações do peso e da estatura, dicas e orientações sobre a saúde auditiva, visual e bucal, prevenção de acidentes, o caminho esperado para o desenvolvimento global, espaço para anotações de intercorrências clínicas e tratamentos efetuados, a suplementação profilática de ferro e vitamina A e o calendário básico de vacinação. Além disso, foi ampliada a faixa etária para o acompanhamento, contemplando as crianças até os 10 anos de idade.

É um material que deve ser apoderado pelas famílias, garantindo assim o cuidado integral com a criança e os seus direitos como cidadã. Para que isso venha a se concretizar, é fundamental o preenchimento dos dados da Caderneta, pelos profissionais de saúde e torna-se um dever de todos aqueles que cuidam da população infantil seja nas creches, nas pré-escolas, nas próprias famílias e em outras instituições observar as informações ali contidas para um efetivo acompanhamento da saúde da criança, bem como para reivindicar que todos os campos sejam devidamente preenchidos, proporcionando um maior conhecimento do histórico de vida de cada indivíduo.

Dessa forma, espera-se que essa ferramenta também possa intermediar os diálogos entre os familiares e os profissionais de saúde, entendendo que estes últimos têm um importante papel educativo a desempenhar.

Acreditamos que, assim, estamos trabalhando no sentido de proporcionar um início de vida mais digno e de melhor qualidade a todos os brasileiros.

Conheça as novas Cadernetas de Saúde da Criança para os meninos e para as meninas.

Mais Informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel: (61) 315-2005/ 315-2748/ 315-2784
Fax: (61) 225-7338
E-mail: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News