Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/12/2004 14:12

Ministério lança Caderneta da Criança

ACS - MEC

O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, além da avaliação constante do estado vacinal são ações prioritárias para garantir a saúde integral da criança e a redução da mortalidade infantil.

Visando a promover a vigilância à saúde da criança, entendida como postura ativa que deve ser assumida para a prevenção e para a minimização dos danos é que o Ministério da Saúde revisou o Cartão da Criança, transformando-o em uma Caderneta da Criança a ser adotada para todas as crianças brasileiras que se beneficiam do Sistema Único de Saúde (SUS) ou que tenham planos privados de saúde.

A Caderneta da Criança traz dados ampliados sobre as condições de saúde do recém-nascido, sobre a gravidez, o parto e o puerpério, orientações importantes sobre uma alimentação saudável, curvas de crescimento como o perímetro cefálico, peso X idade e mais espaços para anotações do peso e da estatura, dicas e orientações sobre a saúde auditiva, visual e bucal, prevenção de acidentes, o caminho esperado para o desenvolvimento global, espaço para anotações de intercorrências clínicas e tratamentos efetuados, a suplementação profilática de ferro e vitamina A e o calendário básico de vacinação. Além disso, foi ampliada a faixa etária para o acompanhamento, contemplando as crianças até os 10 anos de idade.

É um material que deve ser apoderado pelas famílias, garantindo assim o cuidado integral com a criança e os seus direitos como cidadã. Para que isso venha a se concretizar, é fundamental o preenchimento dos dados da Caderneta, pelos profissionais de saúde e torna-se um dever de todos aqueles que cuidam da população infantil seja nas creches, nas pré-escolas, nas próprias famílias e em outras instituições observar as informações ali contidas para um efetivo acompanhamento da saúde da criança, bem como para reivindicar que todos os campos sejam devidamente preenchidos, proporcionando um maior conhecimento do histórico de vida de cada indivíduo.

Dessa forma, espera-se que essa ferramenta também possa intermediar os diálogos entre os familiares e os profissionais de saúde, entendendo que estes últimos têm um importante papel educativo a desempenhar.

Acreditamos que, assim, estamos trabalhando no sentido de proporcionar um início de vida mais digno e de melhor qualidade a todos os brasileiros.

Conheça as novas Cadernetas de Saúde da Criança para os meninos e para as meninas.

Mais Informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel: (61) 315-2005/ 315-2748/ 315-2784
Fax: (61) 225-7338
E-mail: imprensa@saude.gov.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)