Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério intensifica ações de controle da dengue em MS

Agência do Rádio - 02 de fevereiro de 2006 - 07:16

Os moradores do Mato Grosso do Sul precisam estar atentos aos cuidados para afastar o mosquito da dengue das suas casas. Ao contrário do que aconteceu na maioria dos Estados, onde houve redução do número de casos da doença em 66,3% em 2006 em relação a janeiro de 2005, no Mato Grosso do Sul o índice aumentou para 34,88% no mesmo período. Para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, o Ministério da Saúde intensificou as ações de apoio aos municípios que apresentam maior risco de surtos de dengue. O objetivo é detectar rapidamente os locais de intensificação da transmissão da dengue. A campanha de mobilização social continua, pois cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor estão dentro dos domicílios. Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarb as Barbosa, sem a participação dos moradores de cada cidade nas ações de controle da dengue, o risco aumenta.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, "A grande intensificação é chegar até a população. Mobilizar a população porque como 80% dos focos estão dentro dos domicílios se cada família não for alertada que ela precisa se mobilizar, precisa tomar conta da sua casa, colocar areia no prato do vaso de planta verificar se a caixa está tampada, verificar se a calha não está entupida e armazenando água não deixar água no quintal, a gente pode ter dengue. É por isso que desde, em outubro novembro a gente vem intensificando essas informações que culminaram, no Dia "D" . E estimulamos as prefeituras que fizessem ações semelhantes para que a gente tivesse durante todo o verão informes, campanhas educativas, divulgação para que a população fique al erta todo o verão."

Para controlar a dengue, as administrações regionais precisam fiscalizar cemitérios, parques e praças e a sociedade tem que ser mobilizada para que tome consciência do risco e faça sua parte nos trabalhos. Evitar o acúmulo de água parada, eliminar resíduo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos e vasinhos de plantas são cuidados simples e que afastam o risco da dengue.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News