Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Julho de 2017

Últimas Notícias

29/09/2007 12:35

Ministério divulga balanço sobre acidente da Gol

Sabrina Craide /ABr

Brasília - Após um ano do choque entre o jato Legacy e o Boeing 737 que fazia o vôo 1907 da Gol, os trabalhos oficiais de apuração ainda não foram concluídos.

A Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico (Ciaa), responsável por procedimentos permanentes para a prevenção de acidentes aéreos, fez 51 recomendações a organizações públicas e privadas.

Essas informações fazem parte de um balanço divulgado pelo Ministério da Defesa em função do primeiro aniversário do acidente da Gol, no qual morreram 154 pessoas.

A Ciaa afirma que algumas normas e procedimentos não foram executados corretamente, embora os equipamentos de comunicação do jato Legacy estivessem em condições de funcionamento até o acidente.

A comissão também não encontrou deficiências nos equipamentos de comunicação e vigilância do controle de tráfego aéreo, apesar de o contato com o jato ter se perdido por causa da falta do sinal do transponder, equipamento que fornece a localização e a altitude de aeronaves.

A investigação está em fase de transição para a confecção do relatório final, que é o último estágio de trabalho da Ciaa. O documento será enviado a entidades internacionais, como o National Transportation Safety Board (NTSB), uma agência independente, cuja principal tarefa é apontar as prováveis causas de acidentes aéreos e promover o transporte seguro.

Em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, o presidente da Ciaa, Coronel-Aviador Rufino Antonio da Silva Ferreira, diz que o prazo da investigação está dentro do esperado para um procedimento relacionado a uma situação de grande porte.

A nota também afirma que a comissão teve “envolvimentos adicionais e não previstos” durante os trabalhos de investigação, além de uma série de depoimentos prestados a órgãos externos. O documento também ressalta que em nenhum momento a Ciaa vazou informações à imprensa.

Em relação à crise aérea desencadeada após o acidente, a nota diz que ela resultou do afastamento de 18 controladores de tráfego aéreo para avaliações psicológicas.

Por isso, o número de profissionais não foi suficiente para atender às necessidades do controle de tráfego na área do Cindacta 1, onde o volume de aeronaves era muito grande.

"Este cenário desencadeou uma situação na qual o sistema de controle não apresentava condições de atender satisfatoriamente o fluxo de aeronaves no espaço aéreo, o que, aliado a outros fatores conjunturais, resultou em atrasos, retenções e cancelamentos de vôos, sem comprometer a segurança das operações aéreas”, afirma o documento da Defesa.

Entre as medidas adotadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para reverter o quadro, estão a contratação e treinamento de controladores que já estavam na reserva, a realização de concurso para 64 controladores civis e a abertura de novas turmas de formação de controladores militares.

Também está sendo feita a modernização de radares, a instalação de uma nova central de comunicações reserva no Cindacta 1 e a realização de estudos para propor um redesenho do espaço aéreo brasileiro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Julho de 2017
Quinta, 27 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 26 de Julho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)