Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério distribui livros didáticos em braile

Murilo Milhomem / MEC - 05 de abril de 2004 - 14:54

O Ministério da Educação distribui em abril 166 novos títulos de livros impressos em braile, sendo 96 de livros didáticos e 70 de paradidáticos. A novidade para este ano é que alunos de 5ª a 8ª série também serão contemplados. No total, mil estudantes receberão livros em braile: 48 títulos serão para alunos de 1ª a 4ª série e 48 para os de 5ª a 8ª.

Além desses, a Fundação Dorina, instituição voltada para a educação de deficientes visuais, transcreverá 32 novas obras para a linguagem impressa dos deficientes visuais.

O material foi produzido com recursos de dois programas vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC: o Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

A coleção também será fornecida sob a forma de cd-rom aos 34 Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) existentes no País, aos Núcleos de Apoio Pedagógico e Produção Braile (NAPPB) e aos centros especializados no atendimento de alunos cegos, para serem impressos e disponibilizados aos estudantes. Outra forma de ter acesso aos conteúdos em braile é por meio do endereço do Instituto Benjamin Constant, que atende aos deficientes visuais, na internet.

A quantidade necessária de material foi definida a partir dos dados coletados pelo Levantamento Complementar da Educação Especial, realizado pelo MEC em 2003. De acordo com este censo, existem 3.000 alunos deficientes visuais matriculados no Ensino Fundamental que necessitam de material em braile.

SIGA-NOS NO Google News