Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério descarta novo foco de aftosa em MS

rmtonline - 17 de agosto de 2006 - 20:38


O Ministério da Agricultura descartou hoje a presença de um novo foco de febre aftosa na região sul do Estado, mas os técnicos estudam a possibilidade de voltar a abater animais na região. Os técnicos do Ministério da Agricultura, veterinários da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) e da Iagro passaram dois dias reunidos em Campo Grande para chegar a um consenso sobre o resultado de exames de sangue feitos em 2.500 animais da região.

Parte das amostras revela que havia anticorpus do vírus da aftosa em 62% dos animais de 68 propriedades. A notícia interfere diretamente em três municípios do Sul do Estado, Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que seriam desinterditados e poderiam voltar a comercialização de gado nos próximos dias. A culpa, dizem as autoridades sanitárias, é dos próprios produtores que vacinaram os rebanhos mesmo com a proibição da Agência de Defesa Animal. De acordo com o Diretor-Presidente da Iagro e secretário de Produção e Turismo, João Cavalléro, os pecuaristas que não cumpriram a determinação “vão pagar caro”.

O Ministério da Agricultura descartou que haja novo foco de aftosa na região, mas vai se reunir nesta sexta-feira, em Brasília, para decidir se vai abater os animais que apresentaram os anticorpus da febre aftosa. Na reunião, o Grupo Especial de Atenção à Saúde Animal também vai decidir quando serão feitas novas coletas de sangue na região.




Fonte: Redação TV Morena

SIGA-NOS NO Google News