Cassilândia, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2017 16:30

Ministério da Saúde vai editar revisão da Política Nacional de Atenção Básica

Agência Câmara

No dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde deve editar uma portaria com a revisão da Política Nacional de Atenção Básica. As mudanças nas regras foram discutidas pela Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, com representantes do governo, de municípios e de entidades de classe. 

A minuta da portaria ministerial passou por consulta pública e está na fase de consolidação do texto final. Segundo o representante do Ministério da Saúde, Fabio Fortunato, mais da metade das mais de 6 mil contribuições (6.281) foi enviada por trabalhadores da saúde.

A representante da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Correia, lamentou o que o texto não estabelece o número mínimo de agentes comunitários de saúde por equipe, que hoje estão em seis. Para ela, isso dá insegurança à categoria.

Dados epidemiológicos
No texto da revisão da política nacional, o número de agentes será determinado pelos dados epidemiológicos e demográficos da localidade. O texto integra os agentes de combate a endemias às equipes de unidade básica.

O representante da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias, Luís Cláudio Celestino, discorda da mudança: "O agente comunitário de saúde visita as pessoas, no limite de 750 pessoas. E o agente de combate às endemias visita os imóveis. Como é que vai unificar?"

Trabalho conjunto
A representante do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, Maria Evangelista, explica que é importante que os agentes de combate a endemias trabalhem em conjunto com os agentes de saúde, pois não há sentido uma pessoa receber duas visitas de dois profissionais que têm abordagens diferentes sobre saúde.

"O agente de combate a endemias chega na sua casa e coloca um pozinho lá no seu pote, por exemplo, se você tiver um pote na sua casa. O agente de saúde orienta que esse pote tem que ser lavado todo dia. Porque é isso que tem que ser feito mesmo. Mas, se os dois trabalhassem juntos iam dar uma informação que não confunde a cabeça da população", explica Evangelista.

Autonomia municipal
Sobre o limite de agentes comunitários de saúde por equipe, Maria Evangelista defende que a gestão municipal deve ter autonomia de implantar a estratégia de saúde da família sem o engessamento da quantidade mínima de agentes comunitários de saúde.

Diante da polêmica, o deputado Jorge Solla (PT-BA), um dos autores do requerimento de audiência pública, ressalta a importância dessa discussão na Comissão de Seguridade Social. "Uma boa atenção básica resolve mais de 90% dos problemas de saúde. E ela é mais capilarizada, ela tem que estar próxima, no bairro onde a pessoa mora, atendendo às principais demandas de saúde, prevenindo riscos de doença, promovendo a saúde. A proposta que o ministério vem apresentando vem recebendo críticas de vários setores", afirma o parlamentar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 21 de Setembro de 2017
06:20
Libertadores da América
Quarta, 20 de Setembro de 2017
21:22
Loteria
10:00
Receita do dia
Terça, 19 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)