Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Saúde tem guia de alimentação on line

Agência do Rádio - 03 de agosto de 2011 - 08:50

Na mesa da segurança Expedita Pereira Gonçalves, de 38 anos, não tem lugar para refrigerantes, frituras e enlatados. Mãe de quatro filhos, a segurança dá preferência a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

\"A regra na minha casa é não entrar refrigerantes e o máximo que eu posso evitar de coisas enlatadas, eu evito. Inclusive, no meu quintal eu tenho uma horta que sempre utilizo coisas da minha horta para fazer o alimento dos meus filhos.\"

É para multiplicar exemplos como o dela que o Ministério da Saúde disponibiliza para a população e profissionais de saúde, desde 2006, o Guia Alimentar da População Brasileira. A publicação dá o passo a passo de como deve ser uma alimentação saudável. A cartilha explica detalhadamente quantas vezes por dia e por semana as pessoas devem comer frutas, verduras, legumes, feijões e cereais, sempre dando preferência aos integrais. Além desses alimentos, a publicação traz informações sobre o feijão e alimentos ricos em proteínas, a importância da água e da atividade física, entre outros tópicos. O coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que o guia tem o objetivo de facilitar ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais nutritivas.

\"Justamente trazendo esses alimentos mais protetores e saudáveis, como são os alimentos básicos, mas buscando a substituição daqueles alimentos que são mais inadequados, principalmente, quando consumidos em excesso, inclui os alimentos processados, por alimentos que têm um teor energético mais baixo mas, ao mesmo tempo, um conteúdo nutricional maior.\"

A Pesquisa de Orçamento Familiar financiada pelo Ministério da Saúde e conduzida pelo IBGE revela que o brasileiro consome em excesso açúcar, sódio e gorduras saturadas. O Ministério da Saúde alerta que esse hábito pode trazer conseqüências, no futuro, como obesidade, diabetes e hipertensão. O coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, diz que o ministério deve atualizar o guia com base nesse novo panorama.

\"Com base nesses dados novos que estão surgindo e em outras informações, vai ser iniciado, inclusive, o processo de revisão desse guia, no sentido de trazer essas informações mais atuais. Mas a informação que nós temos no guia que atualmente está disponível é essencial para uma vida saudável baseada em uma alimentação saudável. \"

Para acessar o Guia de Alimentar para a População Brasileira basta entrar na página de nutrição do Portal Saúde, www.saude.gov.br.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News