Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Saúde simula atendimento a caso de ebola em aeroporto de SP

Agência Brasil - 16 de setembro de 2014 - 18:07

O Ministério da Saúde realiza hoje (16), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, uma simulação de atendimento para casos de passageiros com suspeita de ebola em voos internacionais. O objetivo é testar o planejado pelos técnicos para situação real da doença.

Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa afirma que as simulações fazem parte de um processo de preparação de quem trabalha dentro das aeronaves. "Na prática, são exercícios de simulação, que objetivam, fundamentalmente, à efetivação do planejamento. Todos os aeroportos internacionais do país têm planos de contingência. O que estamos fazendo é atualizá-los", salienta o secretário.

Jarbas Barbosa ressalta que a possibilidade de transmissão da doença em viagens internacionais é muito baixa. "Mesmo não tendo cura, comprovadamente o ebola é transmitido por sangue, vômito, suor, entre outros fluídos do corpo, mas nunca pelo ar", assegura.

Apesar da certeza, ele garante que, após a chegada de qualquer voo internacional, todos serão entrevistados para saber os tipos de contato que tiveram. O passageiro infectado seguirá para o Hospital Emílio Ribas, considerado referência em São Paulo.

O primeiro exercício desse tipo ocorreu no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A próxima simulação deverá ser em um porto. De acordo com o Ministério da Saúde, a simulação de hoje começa às 15h, com apoio da Secretaria de Saúde do estado.

SIGA-NOS NO Google News