Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/04/2004 15:15

Ministério da Saúde lança campanha contra hanseníase

Márcia Wonghon / ABr

O Ministério da Saúde lança na próxima semana, campanha nacional nos meios de comunicação, para incentivar as pessoas que tem manchas claras na pele, sem sensibilidade ao calor e a dor, a procurar os postos de saúde para fazer diagnóstico de hanseníase.

O anúncio foi feito hoje, nesta capital, pelo secretário de vigilância em saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, durante reunião com representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde do Nordeste, no Hotel Recife Praia.

De acordo com Barbosa, a idéia é identificar precocemente a presença do bacilo causador da doença, para que as pessoas possam tratar e evitar problemas futuros, inclusive deformidades físicas, com necessidade de cirurgias e próteses. “Quanto mais tarde for descoberta a doença, o tratamento será mais difícil, trabalhoso e poderá deixar seqüelas”, disse. Ele reconheceu que a hanseníase, que é contagiosa, acontece principalmente entre pessoas que vivem em comunidades de baixa renda, onde toda a família dorme no mesmo quarto.

A campanha vai envolver rádio, televisão e mobilização comunitária, com parceria de Organizações Não Governamentais como o Movimento de Reintegração de Hansenianos e artistas voluntários.

A meta do Ministério da Saúde é eliminar a hanseníase do país até o final do próximo ano. O Plano nacional de erradicação da doença prevê ações de atendimento aos pacientes, com apoio de equipes do programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, prioritariamente nos 213 municípios do país que concentram maior prevalência de casos. A hanseníase já foi eliminada nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)