Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/04/2004 15:15

Ministério da Saúde lança campanha contra hanseníase

Márcia Wonghon / ABr

O Ministério da Saúde lança na próxima semana, campanha nacional nos meios de comunicação, para incentivar as pessoas que tem manchas claras na pele, sem sensibilidade ao calor e a dor, a procurar os postos de saúde para fazer diagnóstico de hanseníase.

O anúncio foi feito hoje, nesta capital, pelo secretário de vigilância em saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, durante reunião com representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde do Nordeste, no Hotel Recife Praia.

De acordo com Barbosa, a idéia é identificar precocemente a presença do bacilo causador da doença, para que as pessoas possam tratar e evitar problemas futuros, inclusive deformidades físicas, com necessidade de cirurgias e próteses. “Quanto mais tarde for descoberta a doença, o tratamento será mais difícil, trabalhoso e poderá deixar seqüelas”, disse. Ele reconheceu que a hanseníase, que é contagiosa, acontece principalmente entre pessoas que vivem em comunidades de baixa renda, onde toda a família dorme no mesmo quarto.

A campanha vai envolver rádio, televisão e mobilização comunitária, com parceria de Organizações Não Governamentais como o Movimento de Reintegração de Hansenianos e artistas voluntários.

A meta do Ministério da Saúde é eliminar a hanseníase do país até o final do próximo ano. O Plano nacional de erradicação da doença prevê ações de atendimento aos pacientes, com apoio de equipes do programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, prioritariamente nos 213 municípios do país que concentram maior prevalência de casos. A hanseníase já foi eliminada nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)