Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/08/2010 12:43

Ministério da Saúde investiga casos suspeitos de dengue

Agência Brasil

O Ministério da Saúde identificou quatro casos suspeitos de dengue tipo 4 em Roraima – todos na capital, Boa Vista. As amostras tiveram resultado confirmado por exames preliminares feitos no Laboratório Central do estado (Lacen-RR), mas foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas em Belém (PA) para a realização de contraprova e testes complementares.

Uma remessa extra de medicamentos e inseticidas foi enviada ao estado para a aplicação de fumacê e para o tratamento de pacientes com suspeita de dengue. A pasta emitiu um alerta a todas as secretarias estaduais de Saúde sobre a possibilidade da entrada do vírus no Brasil.

Os pacientes são dois homens de 43 e 45 anos e duas mulheres de 12 e 19 anos. Os quatro são moradores dos bairros Pricumã, Buritis, Santa Teresa e Cidade Satélite. Apenas um deles ficou internado para observação, mas foi liberado em seguida.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Roraima, o primeiro caso suspeito foi notificado no dia 30 de julho. Uma equipe técnica do Ministério da Saúde, chefiada pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, acompanha as investigações em Boa Vista.

O sorotipo DEN-4 – responsável por esse tipo de dengue – não era detectado no país desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o estado de Roraima.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

De acordo com o ministério, o alerta nacional para a circulação do vírus foi feito porque a população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros estados.

Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)