Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Saúde aumenta doses de vacinas em crianças

Irene Lôbo / ABr - 14 de maio de 2004 - 14:36

O Ministério da Saúde (MS) vai aumentar as doses de duas importantes vacinas que as crianças entre quatro e seis anos devem tomar. Seguindo uma recomendação antiga da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), serão modificadas as vacinas tríplice bacteriana e a tríplice viral.

Em relação à tríplice bacteriana, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, a SBP recomendava cinco doses e o MS quatro. A primeira dose é aplicada aos dois meses, a segunda aos quatro, a terceira aos seis e a última aos quinze meses.

A partir de primeiro de março deste ano, uma quinta dose começou a ser aplicada nas crianças entre quatro a cinco anos de idade. De acordo com o médico Reinaldo Martins, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Programa Nacional de Imunizações, “o motivo principal foi que se observou casos de coqueluche em adolescentes e adultos jovens, e muitas vezes os recém-nascidos pegavam coqueluche desses adolescentes ou adultos jovens”.

Em relação à vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, o MS já fazia duas doses na prática, uma vez na vacinação de rotina, aos 12 meses e outra vez em campanha. “O que se fez agora foi colocar na rotina a segunda dose. Na prática a mudança em relação à tríplice viral não foi grande, porque já se fazia duas doses, só que agora não somente em campanha, mas também na rotina”, conclui Reinaldo Martins.

As mudanças na vacina tríplice viral começam a partir de 21 de agosto, data marcada para o início da Campanha Nacional contra o Sarampo.

SIGA-NOS NO Google News