Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Saúde alerta para cuidados com fogos de artifício

Agência do rádio - 29 de dezembro de 2012 - 08:22

A virada do ano é época de comemorar com a família e com os amigos mais um ano que se passou e o próximo que vem chegando. O período é de muita festa e, geralmente, vem acompanhado por bebidas alcoólicas e fogos de artifício. Mas, essa combinação entre álcool e o uso dos fogos pode ser muito perigosa e causar acidentes, como explica a coordenadora-geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

"O uso de fogos de artifícios pode ser bastante danoso porque em geral as pessoas quando usam o álcool, elas têm reflexos mais lentos e podem não estar atentas e às vezes menosprezar a gravidade, ou então menosprezar o potencial de perigo no uso dos artefatos como os fogos de artifício".

Os fogos de artifícios, quando usados da maneira incorreta, podem causar queimaduras graves e até levar a morte da pessoa atingida. Debora Malta relata as principais sequelas do uso inadequado dos fogos de artificio.

"Os fogos de artifício eles tanto podem levar ao óbito, mas também levam a internações. Internações em geral são os casos graves que são internados em função, às vezes de lesões na pele, as mais variadas lesões que podem provocar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau, levando às vezes até mesmo ao comprometimento da musculatura. Por isso leva futuramente inclusive a incapacidades a dificuldades de movimentos, dificuldade para se andar e levando a sequelas sérias".

A coordenadora no Ministério da Saúde, Deborah Malta orienta que, em caso de acidentes com fogos de artifício o ferimento deve ser lavado com água corrente. Outra medida importante, segundo a coordenadora, é evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão. O paciente ferido deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência para o atendimento médico adequado.

Reportagem, Amanda Mendes

SIGA-NOS NO Google News