Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Educação divulga gabarito oficial do Enem

Bruna Girotto - 12 de novembro de 2014 - 09:45

O gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está disponível na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que pode ser acessado aqui. O resultado final do exame será divulgado apenas em janeiro. Em Mato Grosso do Sul, 162.876 pessoas se inscreveram para o exame de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número representa um aumento de 8,18% em relação a 2013.

De acordo com a Agência Brasil, mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia do TRI (Teoria de Resposta ao Item), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 6,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (8), os candidatos responderam a questões de ciências e de ciências da natureza. No segundo dia (9), foram questões de linguagens, códigos e matemática.

Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do Enem permite o acesso a políticas públicas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil), o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Ciência sem Fronteiras.

SIGA-NOS NO Google News