Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Educação abre inscrições para 3 concursos

Christiane Reis / Campo Grande News - 30 de dezembro de 2005 - 06:05

De março a maio de 2006, o Ministério da Educação (MEC) receberá inscrições para três concursos, que pretendem alcançar estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, jovens e adultos recém-alfabetizados, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação.
Dirigido a jovens e adultos, que estão concluindo o processo de alfabetização, o 1º Concurso Literatura para Todos recebe inscrições até 16 de março de 2006. Os recém-alfabetizados podem escolher um tema e desenvolvê-lo num destes gêneros literários: conto, novela, crônica, poesia, biografia, relato de viagem, ensaio, reportagem, textos de tradição oral, peça teatral, roteiro de cinema ou vídeo, quadrinhos, texto utilizando língua das tecnologias de informação e comunicação.
O MEC vai premiar oito trabalhos e cada autor receberá R$ 10 mil. O edital está disponível na página eletrônica da Secad e, para tirar dúvidas, [email protected] .
Os alunos de 5ª a 8ª série das escolas públicas têm prazo até 29 de abril para participar da 9ª edição do Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes 2005/2006.
Para concorrer a uma viagem a Brasília, segundo o Globo On Line, o estudante precisa escrever uma frase sobre o que são e o que representam para ele os valores humanos. Para trabalhar o tema, os promotores do concurso enviam às escolas, em fevereiro, um kit com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e um caderno sobre valores humanos. Os materiais vão auxiliar os professores em sala de aula na discussão sobre os direitos da criança e do adolescente à cidadania.
Serão escolhidas 27 frases, uma por estado e o Distrito Federal. A viagem-prêmio é para os alunos e seus professores de língua portuguesa. Informações pelo telefone 0800-616161.
Pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação vinculados às instituições usuárias do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem inscrever, até 30 de maio, artigos científicos sobre a Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira.
Serão premiadas quatro categorias: professor-pesquisador, estudante de doutorado, estudante de mestrado e bibliotecário. Cada selecionado, por área, receberá um prêmio no valor de R$ 3 mil. Informações na página eletrônica da Capes e no endereço [email protected]

SIGA-NOS NO Google News