Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Agricultura detalha plano par 2005

Mapa Imprensa - 30 de outubro de 2004 - 06:52

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promoverá, entre os dias 3 e 5 de novembro, na sede da Embrapa, em Brasília, um ciclo de reuniões para demonstrar o planejamento das ações estratégicas para 2005 – Plano Plurianual (PPA). O evento, coordenado pela Secretaria Executiva, reunirá cerca de 250 pessoas, entre técnicos e dirigentes do Mapa, Embrapa, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de parlamentares, representantes de outros órgãos do governo e entidades representativas do agronegócio.

Pela primeira vez, o Mapa fará uma demonstração detalhada de como o seu orçamento será aplicado. Nas reuniões, 36 coordenadores de ação nacional farão apresentações dos diversos programas desenvolvidos pelo ministério. “Os coordenadores vão demonstrar, detalhadamente, que volume de recurso será destinado em 2005 para cada ação, mês a mês, estado por estado”, informou Laura Machado Ramos, assessora da Secretaria Executiva do Mapa.

Segundo a assessora, a idéia é seguir as recomendações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de atuação transparente com os gastos públicos. A expectativa é de que o evento inaugure uma estratégia mais eficiente no que se refere ao planejamento do uso dos recursos. “Espera-se que haja um uso racional em relação aos objetivos propostos dentro dos programas, evitando gastos desnecessários ou falta de recursos para ações prioritárias”. Um dos participantes das reuniões é o especialista em planejamento estratégico, Paulo Daniel Barreto Lima, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Durante o ciclo de reuniões, representantes das áreas finalísticas de todas as delegacias federais de agricultura também farão explanações sobre as ações desenvolvidas nos estados. Entre os programas a serem apresentados pelos técnicos estão aqueles voltados para o controle, prevenção e erradicação de doenças que afetam os rebanhos bovinos, suínos e aves; vigilância e fiscalização do trânsito internacional de animais, vegetais e seus produtos; prevenção e controle de pragas nas lavouras de grãos, frutas e cereais.

Na quarta-feira (03/10), entre 10h e 12h30, o secretário executivo do Mapa, José Amauri Dimarzio, também fará apresentação sobre as atividades do órgão. Na oportunidade, será exibido um vídeo institucional.

SIGA-NOS NO Google News