Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério confirma complicações de vacina contra raiva

Ângela Kempfer, Campo Grande News - 07 de setembro de 2010 - 13:35

Depois de denúncias de donos de animais pelo Brasil, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica em que confirma o alto índice de complicações em animais vacinados contra a raiva.

Mas segundo o informe, divulgado hoje pelo jornal Folha de São Paulo, o problema foi detectado apenas no lote de n.º 59/10, usado em São Paulo , onde as reações adversas se concentram.

Há duas semanas, o ministério disse que não havia problemas com a vacina e que a campanha, lembra o jornal.

Os casos levaram o governo a suspender a vacinação no Estado de SP em 20 de agosto, depois das mortes de sete animais.

Em Campo Grande, donos de cães e gatos também reclamaram de complicações após a vacina.

Nayara Batagello questionou vacinação depois que 5 gatos tiveram reação. “Sou a favor a vacinação, mas uma vacinação sadia, com uma vacina que não cause nenhum mal aos animais, pois o que está acontecendo é crime\", reclama.

Segundo ela, todos \"ficaram prostrados, não comiam, não piscavam os olhos, nem se mexiam”. A jovem garante que o cachorro do vizinho também teve problemas. \"Teve que ficar internado três dias tomando soro para poder reanimar. Ao dar uma volta pelo bairro puder perceber que 70% do animais tiveram reação a essa vacina”.

No entanto, o CCZ (Centro de Controle) da Capital negou qualquer reação adversa.
A vacina, produzida pelo laboratório Biovet, está sendo usada pela primeira vez na rede pública em todo o País.

Em todo o Estado, 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram.

O Ministério da Saúde garantiu que amanhã dará mais detalhes sobre as reações adversas verificadas até agora e as medidas a serem tomadas.

SIGA-NOS NO Google News