Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério confirma 140 animais infectados por aftosa

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 10 de outubro de 2005 - 11:00

O Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária) divulgou comunicado nesta segunda-feira confirmando a infecção por febre aftosa de 140 animais na Fazenda Vezozzo, em Eldorado, município a 435 quilômetros de Campo Grande. Por isso serão sacrificados todos os 582 animais da propriedade, já interditada. A confirmação da sorologia foi feita pelo Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) do Ministério em Recife. O vírus foi identificado como sendo o tipo O.

Estão sendo feitas inspeções em todas as propriedades rurais em um raio de 25 quilômetros da fazenda e investigação epidemiológica para identificar a origem do foco. O Ministério também está implantando postos de fiscalização e aplicação de medidas de biossegurança, com restrição do ingresso na propriedade, limitado aos profissionais e funcionários que trabalham no caso e inspeção clínica de todos os animais. A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal]), em Paris e o Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) já foram avisados.

A notícia da doença já faz com que as operações futuras na bolsa de mercadorias (BM&F) operem no limite de baixa, com muitos vendedores e nenhum comprador, conforme informações de Ribeirão Preto (SP). Mato Grosso do Sul responde por 50% da carne exportada pelo País e desde 1999 não registrava um foco de febre aftosa. A doença está na lista das mais restritivas no mercado internacional.

SIGA-NOS NO Google News