Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério coloca MS em estado de emergência ambiental

Nadyenka Castro - Campo Grande News - 20 de junho de 2008 - 16:08

O Ministério do Meio Ambiente colocou Mato Grosso do Sul em estado de emergência ambiental por conta do perigo de queimadas nesta época do ano. A portaria será publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (23).

A iniciativa tem por objetivo prevenir a ameaça iminente de focos de incêndios, o que caracteriza alto risco ambiental. Somente no mês passado o Corpo de Bombeiros atendeu 50 ocorrências de incêndios em vegetações e terrenos baldios. Em maio do ano passado foram 80 casos, em 2006, 222.

“Ainda estamos com muitas chuvas mas quando fizer uma estiagem maior, com certeza as ocorrências devem aumentar”, explica o major Francimar Vieira da Costa, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar.

“Se a umidade estiver baixa e a temperatura, agradável, vem um frio e cai uma geada; essa vegetação, depois de seca, fica mais propícia para queimar”, diz.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as ocorrências de queimadas são mais freqüentes das 11 às 13 horas e das 16h30 às 19 horas, e nas sextas, sábados e domingos.

Além de Mato Grosso do Sul, também foi colocado em estado de emergência ambiental os Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.

Para dar combate aos focos de incêndios, o Ministério do Meio Ambiente vai providenciar a contratação de mil brigadistas.

SIGA-NOS NO Google News