Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério aprova projeto para jovens com HIV no Estado

Jacqueline Lopes / Campo Grande News - 23 de novembro de 2004 - 14:03

O Ministério da Saúde aprovou o projeto voltado para crianças e adolescentes com HIV/Aids em Mato Grosso do Sul. O projeto “Gente é Pra Ser Feliz”, idealizado pelo IBISS-CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste) prevê a garantia dos direitos previstos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Até agosto de 2004, foram notificados 93 casos de HIV/AIDS em pessoas com menos de 19 anos.
O IBISS-CO há quatro anos coordena atividades com pessoas soropositivas através do projeto Direito de Ter Direitos, constatou que os jovens que vivem com HIV/AIDS e os filhos das pessoas soropositivas - mesmo os não infectados - não possuem um espaço próprio de discussão capaz de propiciar atividades específicas. O projeto é totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde e visa propiciar a integração deste com os demais sistemas de políticas sociais, especialmente com a rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Serão envolvidos os serviços de atendimento, Coordenações de DST/AIDS, além dos Conselhos de Saúde e Comissões de DST/AIDS. O projeto abrange o estado de Mato Grosso do Sul, os municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.
Para a execução estão previstos seminários, cursos de capacitação para operadores dos direitos da criança e do adolescente nos cinco municípios e ampliação dos grupos de jovens que já se encontram envolvidos com a temática. Tendo em vista que, atualmente, os jovens envolvidos com a temática são basicamente os filhos das mulheres que vivem com HIV/AIDS já atendidas pelo IBISS-CO, através do Projeto Direito de Ter Direitos, será buscada a ampliação deste grupo.

SIGA-NOS NO Google News