Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério aponta que MS lidera adesão ao Sisbov

Sandra Luz/Campo Grande News - 01 de agosto de 2007 - 18:53

Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de animais incluídos no Sisbov (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos), segundo dados divulgados nesta quarta-feira, dia 1º, pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). De acordo com o Mapa, 8,5 milhões das 25 milhões de cabeças do Estado estão incluídas no banco de dados.


No País, 6 milhões de animais foram incluídos no Sisbov. Por meio de assessoria de imprensa, o coordenador de Sistemas de Rastreabilidade/Mapa, Serguei Brener, afirmou que a adesão dos pecuaristas de Mato Grosso do Sul deve-se à expectativa de abertura do mercado externo após os problemas ocorridos com o foco de febre aftosa.

Outro fator considerado importante para a adesão, segundo Brener, é o estímulo da indústria frigorífica. Os frigoríficos, afirmou, têm pago R$ 2 a mais pela arroba de animais rastreados. “O custo que o produtor tem é na auditoria para certificar e aprovar a propriedade, conforme a exigência do mercado comprador. Mas este custo é compensado com o preço maior pela arroba”. Na avaliação de Serguei Brener, além de atender as exigências dos países importadores, a rastreabilidade pode gerar ganhos na propriedade. “O produtor tem maior controle do desempenho de cada animal, aproveita os dados para buscar outros ganhos e gerencia melhor o seu negócio”.

Hoje, 53 empresas estão autorizadas pelo Mapa para fazer a certificação. Brener disse que esse número de certificadoras dá margem aos pecuaristas negociarem os custos. “A concorrência pode mexer no custo, pois o diferencial em relação ao sistema antigo está justamente na auditoria para certificar e aprovar a propriedade”.

O prazo para os pecuaristas aderirem ao novo Sisbov termina em dia 31 de dezembro deste ano. “Os animais que não migrarem serão excluídos do sistema após a data limite. As datas estão sendo rigorosamente cumpridas”, alertou Brener. O antigo Sisbov contava com cerca de 72 milhões de animais.

SIGA-NOS NO Google News