Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério alerta para risco de doenças no verão

Daniel Dutra / ABr - 20 de dezembro de 2004 - 13:41

Com a chegada das férias de verão, é preciso tomar alguns cuidados para evitar prejuízos à saúde. Aquelas pessoas que viajam para procurar passeios ecológicos devem tomar cuidado com três doenças: sarampo, febre amarela e histoplasmose. Elas podem transformar a diversão em dor de cabeça, mas as doenças podem ser evitadas.

Para a febre amarela, a orientação é que as pessoas procurem um posto de saúde dez dias antes de viajar para as matas nativas. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, peles e olhos amarelados, sangramentos e diminuição da urina. Os principais locais de risco são as regiões de matas e rios. O Ministério da Saúde fornece gratuitamente o imunizante para as unidades de saúde dos municípios, mesmo os que estão fora da área de risco, em estradas, portos, aeroportos e fronteiras.

No caso do sarampo, não há transmissão desde 2000, entretanto o risco de reintrodução ainda preocupa as autoridades sanitárias. Em alguns países como Japão, Alemanha e outras nações da África, responsáveis por um número considerável de visitantes no Brasil, a cobertura de vacinas não é ampla. Com isso, o Ministério da Saúde recomenda aos empresários de turismo que organizem, junto às secretarias municipais e estaduais de saúde, um esforço para intensificar a vacinação dos profissionais da área. A vacina está disponível em qualquer posto de saúde. Contudo, os empresários do turismo, associações e sindicatos do ramo podem procurar as representações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) das secretarias estaduais de saúde e elaborar ações de vacinação.

A doença que deve ter atenção especial de quem visita grutas, cavernas, túneis e minas abandonadas é a histoplasmose. É uma doença pouco conhecida que é causada por um fungo presente no solo rico em fezes de morcegos e aves. Ela é contraída quando e pessoa inala esse material suspenso no ar, que levanta quando alguém pisa no chão ou tem algum contato com ele. A doença causa febre e tende a ter cura espontânea. O paciente pode apresentar ainda dor de cabeça, dor torácica, tosse seca, falta de ar, fraqueza, falta de apetite e dor no corpo.


Com informações do Ministério da Saúde

SIGA-NOS NO Google News