Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/02/2007 21:48

Ministério alerta para o uso de preservativos e spray

Ministério da Justiça

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, divulgou nesta segunda-feira (12) as orientações para prevenir os consumidores quanto ao uso de preservativos, espuma artificial e buzina em spray durante o Carnaval. As orientações fazem parte do Calendário de Educação para o Consumo, criado este ano pelo Departamento para prestar esclarecimentos nas datas em que ocorre maior pressão sobre o consumo e contratação de serviços.

De acordo com o coordenador geral de supervisão do DPDC, Vitor Andrade, as orientações para o carnaval tiveram como foco a saúde e segurança dos foliões, principalmente as crianças que são os grandes usuários dos brinquedos com spray. Segundo ele, antes de comprar esses produtos, o consumidor deve verificar a procedência, data de validade e se o produto possui selo do Inmetro, que atesta a sua segurança. Vitor ressaltou que o uso indevido deste selo é uma infração grave que deve ser denunciada aos Procons e órgãos de defesa do consumidor.

Além disso, ressaltou ele, nos produtos que utilizam spray deve ser verificado se possuem CFC (clorofluorcarbono) que contribui para o efeito estufa do planeta prejudicando o meio ambiente. A indústria brasileira, disse Vitor, não utiliza mais esse insumo e, portanto, recomenda-se aos consumidores para não adquirir produtos que usem esse gás. "É preciso verificar também nas embalagens se há algum tipo de restrição ao uso em pessoas alérgicas. A informação é fundamental para o bom uso de qualquer produto", disse Vitor.

Quanto aos preservativos, Vitor Andrade disse que são produtos que apresentam níveis muito baixos de rejeição nos testes feitos pelo Inmetro e por isso preocupam bem menos o DPDC. Mesmo assim , é importante observar alguns cuidados como a manutenção do produto em local arejado, verificar a data de validade, origem, identificação do fabricante ou importador e se possui o selo do Inmetro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)