Cassilândia, Sábado, 23 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

07/09/2010 11:44

Mineiros soterrados no Chile escutam som da 2ª máquina

Agência Brasil/Renata Giraldi

Soterrados há mais de um mês em uma mina no Norte do Chile, os 33 mineiros ouviram hoje (7) o som da segunda máquina de escavação utilizada no resgate do grupo. No local já havia uma máquina em ação. Hoje de manhã, a segunda foi acionada.

Segundo as autoridades, foram perfurados 100 metros. Os trabalhadores estão a 700 metros de profundidade e a previsão é que o resgate demore de três a quatro meses para ser concluído.

As informações são da rede de televisão estatal do Chile, a TVN. Na tentativa de acelerar as operações de resgate, o governo elaborou duas alternativas - uma delas é o uso da máquina T-130, acionada hoje, que é semelhante a brocas gigantes, e a outra é instalar um equipamento de perfuração normalmente utilizado na indústria petrolífera. Até então, era utilizada a escavadora Strata 950.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que para instalar o equipamento de escavação petrolífera é necessário montar uma plataforma com dimensões semelhantes a um campo de futebol. Ontem (6), os mineiros, com a ajuda de um retroprojetor, assistiram à partida de futebol do Chile contra a Ucrânia.

Para ajudar a manter o equilíbrio mental, as autoridades vão pedir que os mineiros ajudem no próprio resgate, retirando os entulhos produzidos pelas escavadoras. Os trabalhadores também estão sendo estimulados a manter um ciclo, reproduzindo o dia e a noite com luz artificial dentro da mina.

Nos últimos dias, os mineiros mantiveram contato com as famílias e as autoridades por meio de videoconferência. Foi a primeira vez que houve a comunicação visual. Até então, os trabalhadores se comunicaram por meio de telefones, cartas e bilhetes. Houve ainda um filme feito pelos próprios mineiros, com mensagens e imagens de onde estão.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)