Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mineiros soterrados no Chile escutam som da 2ª máquina

Agência Brasil/Renata Giraldi - 07 de setembro de 2010 - 11:44

Soterrados há mais de um mês em uma mina no Norte do Chile, os 33 mineiros ouviram hoje (7) o som da segunda máquina de escavação utilizada no resgate do grupo. No local já havia uma máquina em ação. Hoje de manhã, a segunda foi acionada.

Segundo as autoridades, foram perfurados 100 metros. Os trabalhadores estão a 700 metros de profundidade e a previsão é que o resgate demore de três a quatro meses para ser concluído.

As informações são da rede de televisão estatal do Chile, a TVN. Na tentativa de acelerar as operações de resgate, o governo elaborou duas alternativas - uma delas é o uso da máquina T-130, acionada hoje, que é semelhante a brocas gigantes, e a outra é instalar um equipamento de perfuração normalmente utilizado na indústria petrolífera. Até então, era utilizada a escavadora Strata 950.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que para instalar o equipamento de escavação petrolífera é necessário montar uma plataforma com dimensões semelhantes a um campo de futebol. Ontem (6), os mineiros, com a ajuda de um retroprojetor, assistiram à partida de futebol do Chile contra a Ucrânia.

Para ajudar a manter o equilíbrio mental, as autoridades vão pedir que os mineiros ajudem no próprio resgate, retirando os entulhos produzidos pelas escavadoras. Os trabalhadores também estão sendo estimulados a manter um ciclo, reproduzindo o dia e a noite com luz artificial dentro da mina.

Nos últimos dias, os mineiros mantiveram contato com as famílias e as autoridades por meio de videoconferência. Foi a primeira vez que houve a comunicação visual. Até então, os trabalhadores se comunicaram por meio de telefones, cartas e bilhetes. Houve ainda um filme feito pelos próprios mineiros, com mensagens e imagens de onde estão.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News