Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/09/2010 11:44

Mineiros soterrados no Chile escutam som da 2ª máquina

Agência Brasil/Renata Giraldi

Soterrados há mais de um mês em uma mina no Norte do Chile, os 33 mineiros ouviram hoje (7) o som da segunda máquina de escavação utilizada no resgate do grupo. No local já havia uma máquina em ação. Hoje de manhã, a segunda foi acionada.

Segundo as autoridades, foram perfurados 100 metros. Os trabalhadores estão a 700 metros de profundidade e a previsão é que o resgate demore de três a quatro meses para ser concluído.

As informações são da rede de televisão estatal do Chile, a TVN. Na tentativa de acelerar as operações de resgate, o governo elaborou duas alternativas - uma delas é o uso da máquina T-130, acionada hoje, que é semelhante a brocas gigantes, e a outra é instalar um equipamento de perfuração normalmente utilizado na indústria petrolífera. Até então, era utilizada a escavadora Strata 950.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que para instalar o equipamento de escavação petrolífera é necessário montar uma plataforma com dimensões semelhantes a um campo de futebol. Ontem (6), os mineiros, com a ajuda de um retroprojetor, assistiram à partida de futebol do Chile contra a Ucrânia.

Para ajudar a manter o equilíbrio mental, as autoridades vão pedir que os mineiros ajudem no próprio resgate, retirando os entulhos produzidos pelas escavadoras. Os trabalhadores também estão sendo estimulados a manter um ciclo, reproduzindo o dia e a noite com luz artificial dentro da mina.

Nos últimos dias, os mineiros mantiveram contato com as famílias e as autoridades por meio de videoconferência. Foi a primeira vez que houve a comunicação visual. Até então, os trabalhadores se comunicaram por meio de telefones, cartas e bilhetes. Houve ainda um filme feito pelos próprios mineiros, com mensagens e imagens de onde estão.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)