Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

30/07/2010 14:16

Militares irão cuidar de segurança de eleições no Haiti

Campo Grande News/ Denis Matos

O 2º Batalhão de Infantaria do 13º Contingente de Força de Paz estará no Haiti durante as eleições presidenciais do país, marcadas para o dia 28 de novembro. Além de reconstruir o Haiti após o terremoto e trazer estabilidade, a missão de conduzir as eleições também é delicada, já que diversos manifestantes exigem a renúncia do presidente haitiano, René Préval, e a cassação do Conselho Eleitoral Provisório, encarregado de organizar as eleições.

O treinamento do Batalhão terminou nesta sexta-feira, com uma formatura na praça do Rádio Clube. Os 810 militares receberam as bênçãos do bispo de Campo Grande, D. Vitório, e foram elogiados pelo treinamento.

As atividades ocorreram nos bairros José Abraão, Vila Nasser, Popular e em locais específicos: aeroporto, praça do Papa e Embrapa.

Dos 810 militares da missão, 517 são do Estado e destes, 80 são de Campo Grande. A expectativa antes do embarque, que acontecerá em sete levas, é grande dentre os militares.

Há quatro anos incorporado na Força Terrestre, o soldado Victor Luis, que serve em Corumbá, disse que espera ansioso o embarque para Porto Príncipe e que é a primeira vez que ele viaja para outro país. “A nossa companhia vai cuidar de patrulhamento e da segurança. E também há a questão das eleições”, comentou.

Os militares planejam matar a saudade da família através da internet e também pelo telefone. O comando disponibiliza centros de informática especialmente para esse fim.

Na vida militar há 25 anos, o subtenente Vander José de Oliveira, faz parte da equipe de suprimentos da missão. O subtenente encara pela primeira vez uma missão de paz. “É uma realização profissional para a carreira. Vamos ajudar na reconstrução do Haiti, manter tudo que já foi feito”, explica.

O Batalhão iniciará o embarque a partir do dia 15 de agosto, em 7 escalões. O último ocorrerá no dia 02 de setembro. O Brasil já enviou 12 contingentes ao Haiti, onde a Missão teve início em 1º de junho de 2004.

Este é o segundo contingente a ser preparado pelo CMO (Comando Militar do Oeste), que enviou o primeiro em 2006. Após o terremoto, o Brasil passou a enviar dois contingentes em cada missão, que dura seis meses.

Para manter a rotina e a saúde dos militares e haitianos, diversos oficiais médicos e dentistas compõem a tropa. O major Clevis Sebastião da Silva, que serve em Natal (PR), é dentista e compõe o corpo de Saúde. “É a primeira vez que embarco para missão no exterior. A missão é atender a tropa e a população, quando for preciso. Qualquer militar se orgulha de levar as cores do Brasil em missões no exterior”, ressalta.

O Brasil já participou de 32 missões de Paz, desde a criação da ONU. A primeira missão foi a Força de Emergência das Nações Unidas em Suez, que durou de 1957 a 1967.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)